top of page

Chifre De Veado - Platycerium Bifurcatum

Foto do escritor: Sítio NativoSítio Nativo

O chifre de veado é uma planta da mesma família das samambaias e por esse motivo possui o nome popular de samambaia chifre de veado.

De nome científico Platycerium bifurcatum, ele é uma planta bastante usada para agregar volume ao jardim vertical devido à sua beleza e por ser uma espécie exuberante

Segundo a paisagista Tati Corazolla, essas suntuosas folhas podem atingir até 1,5 metros, por isso fica difícil não as notar por aí.


A iluminação ideal é meia sombra. "Aproveite o sol da manhã ou do fim do dia, para não queimar suas folhas"

Além de não arrancar as folhas marrons e secas da base, é importante não confundir os pelos das folhas com sujeira.

A chifre-de-veado se adapta bem a ambientes com luz filtrada, por isso, dentro de casa, o ideal é deixá-la em locais de meia-sombra ou com incidência solar no comecinho da manhã ou fim da tarde.

Se sua planta estiver sendo cultivada em vaso, pode ser que você encontre um pouco de dificuldade para regar, já que provavelmente a folha da base estará cobrindo todo o substrato. Nesse caso, você vai precisar mergulhar o vaso num recipiente com água, de forma a umedecer todo o substrato até a raiz.


Cuidados

Luminosidade: Luz difusa, meia sombra.


Rega: Durante todo o ano é necessário deixar sempre o apoio da samambaia úmido. A rega deve ser em maior quantidade durante os meses do verão. Na estação da primavera é necessário, além de regar, cobrir com adubo fresco.


Clima ideal: Prefere clima ameno e é tolerante ao frio

Podas: Poda não necessária, apenas retirada de folhas secas e mortas.


Caraterística

Nomes Populares: Samambaia chifre de veado.


Nome Científico: Platycerium bifurcatum.


Família: Polypodiaceae.


Origem: Austrália, Ilhas da Sonda, Nova Caledônia, Nova Guiné, Oceania.


Crescimento da planta: O chifre de veado é uma planta epífita, da família das samambaias, com dois tipos distintos de frondes (folhas). Altura: 0.4 a 0.6 metros.


Folha: Folhas da base: folhas arredondadas que nascem verdes mas que com o tempo tornam-se amarronzadas, de fina espessura e que se aderem ao substrato.

Folhas normais: folhas mais espessas e firmes, ficam muito grandes e se bifurcam como os chifres dos veados.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

1/7

Conheça nossos produtos

bottom of page