top of page

Tomilho Thymus Vulgaris

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. É famoso pelo sabor picante e é uma especiaria que vale a pena ter no jardim, pois além de enfeitar os canteiros, faz bem à saúde.

Tradicional para tratar problemas de saúde como bronquite, tosse ou até mesmo auxiliar no tratamento do Alzheimer.


As partes normalmente utilizadas do tomilho são suas folhas ou flores, frescas ou desidratadas, de onde são extraídas as substâncias ativas e os óleos essenciais dessa erva.


O tomilho pode ser comprado na sua forma natural em supermercados e feiras livres, para usar como tempero na culinária, mas também em outros formatos para uso medicinal, encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, como chá, tintura ou óleo essencial.


No entanto, seu uso medicinal deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.


Adornos de Jardim

É uma das ervas mais fáceis de cultivar. Aguenta bem quase todo o tipo de climas, mais ou menos temperados e quase todo o tipo de solos. Não é esquisito. Gosta de ser colhido com frequência, um modo simples de manter esta erva bonita é ir podando. Caso contrário, pode ficar rapidamente mais lenhoso e nesse caso deve ter um corte maior (até 2/3 da planta), de referência no outono. Vejam neste artigo mais dicas de cultivo e utilização do tomilho.



Cuidados

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.


Rega: Diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho.


Clima ideal: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical.


Podas: Devem ser cortados os ramos que florescerem, para que a planta ganhe força e produza mais ramos. Mas, deixe sempre alguns, floridos, para coletar sementes e para que os insetos polinizadores se abasteçam - afinal o tomilho é uma das plantas atratores de abelhas.


Características

Nomes Populares: Tomilho.


Nome Científico: Thymus vulgaris L.


Família: Lamiaceae.


Origem: Europa, Mediterrâneo.


Crescimento da planta: Seu porte é baixo, de cerca de 15 a 30 cm de altura com praticamente o dobro de largura, formando um montinho arredondado e bastante compacto.


Quando da Flores? Primavera, Verão e Outono.


Folha: Folhas miúdas, lineares a ovaladas e opostas.


Flores: Flores arroxeadas e pequenas, muito atrativas para as abelhas.


Atrai pássaros? Sim.


Atrai borboletas? Não.



15 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Conheça nossos produtos

bottom of page