Falsa Vinha
- Sítio Nativo
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Esta belíssima trepadeira permite vislumbrar a beleza das diferentes estações do ano, impressa na sua folhagem camaleoa. No jardim ela é indicada para recobrir muros, paredes, troncos de árvores, cercas, pegolados entre outros suportes em que possa fixar suas gavinhas.

É planta de clima mais frio de altitude ou adequada a regiões com inverno mais rigoroso.
Adornos em Jardins

A Hera-Japonesa ou Falsa Vinha é uma trepadeira lenhosa, decídua, de folhagem ornamental e dotada de fortes gavinhas adesivas, que a tornam capaz de se fixar a muros e paredes.
Ela pode crescer até 30 metros ou mais, em altura e comprimento, se lhe for oferecido suporte adequado. Ao contrário da unha-de-gato (Ficus pumila), a hera-japonesa não necessita podas freqüentes para conter seu crescimento.
É possível removê-la de muros e paredes caso seja necessário, bastando para isso cortar seu caule principal e aguardar que as gavinhas se degenerem naturalmente, para só então arrancá-la sem danificar a estrutura da parede. Também pode ser conduzida como forração.
Cuidados
Luminosidade: Pleno sole meia sombra.
Rega: Regar todos os dias por uma semana.
Clima ideal: É a planta de clima mais frio de altitude o adequada a regiões com inverno mais rigoroso.
Podas: Sim aceita podas.
Limpezas: Retira-se um ramo, corta-se as folhas da parte que ficará enterrada, deicando um tamanho entre 12 a 15cm de comprimento.
Características
Nomes Populares: Falsa vinha.
Nome Científico: Parthenocissus.
Família: Vitacceae.
Origem: Ásia- China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão.
Crescimento da planta: 10 a 15m.
Quando da Flores? Verão.
Folha: As folhas são compostas por cinco folíolos (raramente três folhetos, particularmente em videiras mais jovens). Elas surgem em tons avermelhados na primavera, se tornam verdes quando maduras e gradativamente adquirem em tons dourados a acobreados no outono, antes de caírem no inverno.
Flores: As flores são esverdeadas e surgem no verão, mas não tem expressão ornamental.
Comments