top of page

Carqueja - Baccharis Trimera

A carqueja é uma planta medicinal originária do Brasil. É composta por um arbusto erecto que atinge entre 80 cm e 1,2m de altura.

A carqueja (Baccharis trimera) é uma erva espontânea que nasce em terrenos baldios e pastos. Também conhecida como Três-espigas, bacanta, cacaia, cacália amarga, confamina, iguape, tiririca-de-balaio e vassoura. Pertencente à família Asteraceae e muito utilizada na forma de chás e infusões. Ela não possui folhas, mas suas hastes são usadas para o preparo do chá.


Ela pode ser encontrada em regiões tropicais da América Latina. É arbustiva, mas pode atingir até 2 metros de altura. Seu desenvolvimento é melhor em locais úmidos e com luz solar direta, mas é frequentemente encontrada em locais mais extremos, como locais secos e pedregosos. Reproduz-se por meio de sementes ou mudas feitas a partir dos ramos da planta adulta.

Como propriedades medicinais, ela pode ser utilizada para regular a pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a carqueja também pode ser usada para melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a emagrecer.


Alguns estudos mostram que a carqueja pode ser uma importante aliada no tratamento da diabetes devido aos flavonóides na sua composição, como apigenina, luteolina e quercetina, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que permite controlar os níveis de açúcar no sangue mais facilmente.


Cuidados

Luminosidade: Sol Pleno.


Rega: Manter o solo úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3 vezes por semana, com água de boa qualidade, com um volume maior nos períodos de dias mais quentes e menos nos mais frios.


Clima ideal: Equatorial, Subtropical, Tropical.


Podas: Pode ser realizada, para manter um formato mais ornamental.


Caraterística

Nomes Populares: CARQUEJA.


Nome Científico: Baccharis trimera.


Família: Asteraceae.


Origem: América do Sul.


Crescimento da planta:A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo por muitas vezes considerada daninha. Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros.


Quando da Flores? Primavera e verão.


Folha: Ela não possui folhas verdadeiras e suas hastes são ramificadas e apresentam asas membranáceas, descontínuas e verdes, responsáveis pela fotossíntese da planta.


Flores: As flores são branco-amareladas e surgem em pequenos tufos.


Atrai borboletas? Sim.




6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

Conheça nossos produtos

bottom of page