Carqueja - Baccharis Trimera
A carqueja é uma planta medicinal originária do Brasil. É composta por um arbusto erecto que atinge entre 80 cm e 1,2m de altura.

A carqueja (Baccharis trimera) é uma erva espontânea que nasce em terrenos baldios e pastos. Também conhecida como Três-espigas, bacanta, cacaia, cacália amarga, confamina, iguape, tiririca-de-balaio e vassoura. Pertencente à família Asteraceae e muito utilizada na forma de chás e infusões. Ela não possui folhas, mas suas hastes são usadas para o preparo do chá.
Ela pode ser encontrada em regiões tropicais da América Latina. É arbustiva, mas pode atingir até 2 metros de altura. Seu desenvolvimento é melhor em locais úmidos e com luz solar direta, mas é frequentemente encontrada em locais mais extremos, como locais secos e pedregosos. Reproduz-se por meio de sementes ou mudas feitas a partir dos ramos da planta adulta.

Como propriedades medicinais, ela pode ser utilizada para regular a pressão arterial, níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a carqueja também pode ser usada para melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a emagrecer.
Alguns estudos mostram que a carqueja pode ser uma importante aliada no tratamento da diabetes devido aos flavonóides na sua composição, como apigenina, luteolina e quercetina, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que permite controlar os níveis de açúcar no sangue mais facilmente.
Cuidados
Luminosidade: Sol Pleno.
Rega: Manter o solo úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3 vezes por semana, com água de boa qualidade, com um volume maior nos períodos de dias mais quentes e menos nos mais frios.
Clima ideal: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Podas: Pode ser realizada, para manter um formato mais ornamental.
Caraterística
Nomes Populares: CARQUEJA.
Nome Científico: Baccharis trimera.
Família: Asteraceae.
Origem: América do Sul.
Crescimento da planta:A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo por muitas vezes considerada daninha. Altura: 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros.
Quando da Flores? Primavera e verão.
Folha: Ela não possui folhas verdadeiras e suas hastes são ramificadas e apresentam asas membranáceas, descontínuas e verdes, responsáveis pela fotossíntese da planta.
Flores: As flores são branco-amareladas e surgem em pequenos tufos.
Atrai borboletas? Sim.
Comments