Sálvia Comum Tempero - Officinalis
A sálvia, também conhecida como salva, é uma planta medicinal com o nome científico Salvia officinalis, que tem a aparência de um arbusto, com folhas aveludadas de tom cinzento esverdeado e com flores azuis, cor-de-rosa ou brancas, que surgem no Verão.

Originária da Europa (em especial, da região do Mediterrâneo), a sálvia é uma planta medicinal que pode ser usada em forma de chá ou tempero (para massas, molhos, risotos e carnes, por exemplo). Além de agregar sabor às receitas, a planta (também conhecida como salva ou erva-santa) é rica em propriedades terapêuticas e, quando consumida a longo prazo, traz vários benefícios ao organismo.

Ela é muito utilizada nas cozinhas clássicas, mais na italiana do que na francesa. A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia.
Adornos de Jardim
No jardim, ela é ideal para perfumar caminhos, sendo plantada como bordadura ou maciço, em jardins aromáticos ou clássicos europeus, como os jardins de estilo italiano e inglês. Pelo aroma e textura peculiar de suas folhas, ela também é uma planta de eleição em jardins destinados a estimular os diferentes sentidos, os chamados “jardins sensoriais”.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo preferencialmente drenável, neutro a levemente alcalino e enriquecido com matéria orgânica. Irrigue regularmente nos primeiros meses após o plantio. Depois de bem estabelecida convém espaçar as regas ou deixar apenas por conta da natureza. Resiste ao frio, mas não tolera locais com inverno demasiadamente frio e úmido ao mesmo tempo.
Cuidados
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno.
Rega: Irrigue regularmente nos primeiros meses após o plantio. Depois de bem estabelecida convém espaçar as regas ou deixar apenas por conta da natureza.
Clima ideal: Ameno. É tolerante a baixa temperatura.
Podas: Podar sempre as partes de baixo, não mais que 1/3 da planta. Podar ligeiramente, na Primavera, para estimular o aparecimento de novos rebentos e, novamente, após a floração.
Limpezas: Limpar regularmente a base de folhas mortas e outros detritos para evitar o míldio em condições de umidade.
Caraterística
Nomes Populares: Salvia.
Nome Científico: Salvia officinalis.
Família: Lamiaceae.
Origem: Europa, Mediterrâneo.
Crescimento da planta: A sálvia é uma planta subarbustiva, de folhas muito aromáticas, nativa da região do mediterrâneo e conhecida desde a antiguidade por suas propriedades como planta condimentar, medicinal e ornamental. Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros.
Quando da Flores? Floresce no final da primavera e no verão.
Folha: Suas folhas são elípticas a oblongas, sésseis no ápice dos ramos e pecioladas na parte inferior, com a superfície rugosa, pilosa e de cor verde acinzentada na espécie típica. O aroma das folhas é pungente e percebido mesmo sem amassá-las.
Flores: flores labiadas, em grupos de três nos verticilos, e elas podem ser de cor lilás, branca, rosa ou azul.
Comments