top of page

Formio (Phormium Tenax) mudas Raiz Nua Espécie: Verde

Foto do escritor: Sítio NativoSítio Nativo

O uso do Fórmio, a saber, é muito comum na ornamentação de muros, chácaras, beira de lagos, entrada das casas, entre outros. Você pode plantá-lo em casa também e deixá-lo em vasos. Nesse caso, ela pode ser mais vista em jardins de inverno e sacadas de apartamentos. Essa é uma planta de solo úmido e encharcado e as suas folhas podem crescer até 3 metros de altura.

Em determinadas épocas do ano, o Fórmio atrai beija flores pelo seu aroma e acúmulo de água nas flores. A boa notícia é que se adapta fácil aos mais diversos climas, sendo os seus prediletos os ambientes tropicais e temperados. Suas folhas em forma de lâminas longas dão charme ao local. Mas segundo paisagistas profissionais, é importante não exagerar na composição dos espaços com o Fórmio, já que ele tende a sobrecarregar visualmente.


Por ter tanta beleza e não pedir muita manutenção, além de ser de baixo custo perto de outras espécies, o Fórmio se tornou uma tendência nos jardins brasileiros.


O Fórmio é resistente à falta d’água porém é importante regá-lo pelo menos uma vez na semana.


Quando a planta pegar forma e começar a surgir folhas secas, você deve retirá-las.


Para o uso em vasos o mecanismo é mesmo, apenas dê preferência para um vaso grande e resistente, pois a planta ficará enorme.


Cuidados

Luminosidade: Sob sol pleno ou meia sombra..


Rega: O Fórmio é resistente à falta d’água porém é importante regá-lo pelo menos uma vez na semana, quando a planta pegar forma e começar a surgir folhas secas, você deve retirá-las para o uso em vasos o mecanismo é mesmo, apenas dê preferência para um vaso grande e resistente, pois a planta ficará enorme.


Clima ideal: Subtropical, Temperado, Mediterrânico (Csa, Csb), Tropical..


Podas: Realize limpeza da planta quando cessar a floração, retire folhas e hastes das flores velhas, para revitalizar a planta.


Características

Nomes Populares: Formio Verde.

Nome Científico: Phormium Tenax.


Família: Hemerocallidaceae.


Origem: Nova Zelândia, Oceania.


Crescimento da planta: Pode chegar a 3 metros de altura.


Quando da Flores? As inflorescências surgem na primavera.


Folha: Suas folhas em forma de lâmina, são muito longas, eretas e podem alcançar 3 m de altura.


Flores: As inflorescências são altas, com numerosas flores vermelhas e dependendo da variedade tem maior ou menor importância ornamental.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

1/7

Conheça nossos produtos

bottom of page