top of page

Flor Gazânia - Gazania rigens; Gazania splendens

A gazânia (Gazania rigens; Gazania splendens) é uma planta originária do Sul da África que pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores, quase sempre em tons vibrantes.


Adornos de Jardim

Essa flor costuma se adaptar bem a diferentes espaços – vasos, canteiros, jardineiras – quando recebem as condições e cuidados adequados. Podem ser plantadas formando um “tapete” no jardim ou em uma composição com outras plantas que não façam sombra sobre elas.


É uma planta de clima quente e cresce bem em temperaturas acima de 18°C. Não suporta baixas temperaturas e geadas. Tenha cuidado com o excesso de umidade, pois favorece o surgimento de doenças na gazânia.


A gazânia necessita de luz solar direta quando a planta está adulta.


Em regiões de clima frio, floresce do final da primavera ou verão até o começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano.


A gazânia é uma planta cuja altura geralmente fica em torno de 10 a 30 cm, e pode até chegar a 50 cm de altura caso chegue ao seu segundo ano de vida.


Os capítulos florais também podem ter cores diferentes, e variam de 5 a 8 centímetros de diâmetro, destacando-se no jardim.


Elas podem ser cultivadas em jardins com pedriscos e em jardineiras, e a propagação acontece por sementes ou estaquia. Continue a leitura, veja como plantar e cuidar da gazânia e quais são tratos culturais necessários!

Cuidados

Luminosidade: luz solar direta.


Rega: Regas periódicas sem encharcamento.


Clima ideal: Aprecia o frio de leve, sendo portanto indicada para regiões de altitude e de clima ameno.


Podas: Não necessária.


Limpezas: Retire as folhas e folhes secas. Brotos secundários podem ser removidos antes de se tornarem muito grandes, para manter a simetria da planta.


Caraterística

Nomes Populares: Gazânia.


Nome Científico: Gazania rigens.


Família: Asteraceae.


Origem: África, África do Sul.


Crescimento da planta: Até 20cm.


Quando da Flores? Verão até outono.


Folha: Folhas verdes ou verde acinzentadas, descolores, aa basais em roseta simples e as demais compostas pinadas, de 10-20cm de comprimento.


Flores: Flores pequenas, reunidas em capítulos grandes, solitários, simples e vistosos, dispostos acima da folhagem. Florescem em tons vivos de vermelho, amarelo, laranja, rosa e branco e podem ser de dois tons ou multicoloridos, mas sempre com um anel circular marrom na base do capítulo. As flores se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros.


88 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

Conheça nossos produtos

bottom of page