top of page

Singônio Syngonium Podophyllum

Singônio é uma planta muito resistente, apresenta um crescimento rápido e vigoroso, pega facilmente de galho, quase nunca apresenta doenças e exige pouquíssima manutenção.

Exatamente! É tudo que você sempre sonhou em uma planta, todas elas nativas de regiões tropicais. Se você mora nas regiões mais quentes do Brasil, essa planta foi feita para você. Sua versatilidade também é incrível, pode ser cultivada no solo como forração, em vasos como aquela plantinha da estante, em cuias suspensas penduradas, como trepadeiras em jardins verticais, em jarros com água. Enfim, o limite é a sua criatividade.



Agora, o mais interessante do singônio precisa ser visto com calma: à medida em que a planta vai envelhecendo, suas folhas mudam de formato. Na fase jovem, são semelhantes a corações ou flechas (daí seu outro nome popular, planta-cabeça-de-flecha). Os botânicos chamam esse formato de "saginato", que vem do latim e significa "parecido com uma seta". Com o passar dos anos – e bota ano nisso! –, o singônio passa a apresentar folhas mais escuras e muito recortadas, divididas em sete ou nove subdivisões bem destacadas, tornando-se totalmente diferente, quase irreconhecível. Falaí se não há uma beleza mágica nisso?

Nativo do México e da Costa Rica, o gênero Syngonium tem 33 espécies, todas típicas plantas de clima tropical: gostam de calor e umidade e não toleram geadas nem temperaturas abaixo de 10ºC. Por crescer muito rápido, o singônio precisa ser podado regularmente para se manter baixo, caso contrário, vai subir pela primeira árvore que encontrar. Suas raízes se aderem com força ao tronco das espécies maiores, mas não sugam nada delas, ou seja, essa folhagem não é parasita.


Adornos de Jardim

Da próxima vez em que encontrar essa folhagem por perto – ali, na pracinha em que você leva seu cachorro para passear ou escalando a árvore em frente ao ponto de ônibus que você pega todo santo dia –, dê uma segunda chance ao singônio.


Primeiro, repare nas folhas verdes com bonitas nervuras amarelas ou cor de creme e uma borda verde escura desenhando todo o contorno. Veja como as folhas fecham bem um canto sem graça, tornando-se perfeitas para camuflar paredes sem acabamento, tintura descascando, manchas de infiltração.


O singônio cresce rápido e é uma das folhagens mais flexíveis com a iluminação, aguentando tanto o sol forte quanto ambientes muito sombreados. Pode ser mantido baixo, tal qual uma forração, ou se transformar em trepadeira, escalando muros, árvores e pergolados com agilidade de macaco.

Cuidados

Luminosidade: Meia sombra.


Rega: Aprecia a umidade e regas regulares.


Clima ideal: Não tolera frio.


Podas: Sim, de folhas velhas, secas ou doentes.


Caraterística

Nomes Populares: Singônio.


Nome Científico: Syngonium angustatum.


Família: Araceae.


Origem: América Central, Nicarágua.


Crescimento da planta: Até 40 cm.


Folha: As folhas se alteram de acordo com a maturação da planta. Plantas jovens apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas e nas plantas adultas as folhas são subdividas e completamente verdes.


Flores: Quando amadurecida produz flores de espata rosada e espádice de coloração creme de importância ornamental secundária.

168 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

Conheça nossos produtos

bottom of page