top of page

Moréia - Dietes Iridioides

A moréia, também conhecida por moréia-bicolor ou dietes (Dietes bicolor) é uma planta herbácea, rizomatosa, ereta e perene!

Ela é originária da África do Sul e atinge de 60 a 70cm de altura.

A Moréia também é popularmente chamada de Moréia-branca. É uma espécie vegetal nativa do continente Africano, sendo uma planta endêmica da África do Sul e faz parte da família botânica Iridaceae.


A moreia fica linda como bordadura, em grandes maciços isolados e até em jardineiras, desde que elas sejam largas e profundas, com uns 40cm de profundidade, no mínimo.


Ela gosta de sol direto, mas até tolera uma situação de meia sombra, só que vai florescer pouco.


Essa planta resiste bem a baixas temperaturas de inverno, podendo ser cultivada em quase todo o território brasileiro.


Existe 3 (três) tipos se Moreia: a branca, que é a mais conhecida, a amarela ou creme e a variegata. As flores são muito bonitas e geralmente, possuem manchas alaranjadas e marrom-escuras no centro.

A floração das mesmas são diferentes, enquanto a Moreia branca se adapta melhor a uma condição de meia-sombra, a amarela precisa de mais sol.


Moreia branca, variegata e amarela.



Adornos de Jardim

As Moreias são plantas de ambientes externos. Suas folhas são bem firmes, crescem verticalmente, rígidas, em forma de espada e formam touceiras que se adaptam muito bem a meia sombra ou com bastante Sol.


Por esse motivo, são muito utilizadas ao lado de muros, muros de pedras, grades, enfeitando entradas de casas e estabelecimentos, junto com pedras no jardim, como bordadura, em grandes maciços isolados e até em jardineiras, desde que elas sejam largas e profundas, com no mínimo, 40cm de profundidade. Podem ser usadas em linha ou isoladamente, na forma de arbustos.



Como a Moreia cresce em largas touceiras, se for colocada em vasos ou jardineiras, é preciso deixar um espaço de pelo menos 30 cm entre uma e outra, para que as mudas possam se desenvolver.


Para um melhor resultado, o ideal é usar um espaçamento de 0,50 a 1,0 metro em linha, para que as touceiras possam se formar mais facilmente. E também, aconselha-se abrir covas maiores que o torrão da muda, procurando não danificar as raízes ao retirá-la do saco plástico. Após colocá-la na cova, fechar a mesma, apertando de leve a terra em volta. E não esquecer de regar.


Cuidados

Luminosidade: deve ser cultivada exposta ao sol.


Rega: As regas podem ser feitas em uma média de 02 (duas) a 03 (três) vezes por semana, irrigando uma vez a cada 02 (dois) dias.


Clima ideal: Mediterrâneo, Subtropical, Tropical.


Podas: Realize poda total no início do inverno.


Caraterística

Nomes Populares: Moréia Branca.


Nome Científico: Dietes Iridioides.


Família: Iridaceae.


Origem: África, África do Sul.


Crescimento da planta: A Moréia é uma planta de pequeno porte que atinge uma altura média de 60 (sessenta) centímetros e um diâmetro de 45 (quarenta e cinco) centímetros.


Quando da Flores? A floração da Moreia acontece normalmente na primavera e no verão, chegando a perdurar até parte do outono.


Folha: A folhagem da Moréia atinge uma altura de 40 (quarenta) centímetros, e as suas folhas se apresentam dispostas em forma de leque, são coriáceas (textura semelhante ao couro), possuem formato linear e são lanceoladas (formato de lança) e possuem a coloração verde escura. As folhas da Moreia se caracterizam por possuírem natureza permanente e serem longas.


Flores: As inflorescências da Moreia são eretas e ramificadas, possuem flores dispostas numa quantidade que varia de 01 (uma) a 03 (três), possuindo a coloração branca, com uma mancha amarela que fica localizada próxima a base existente nas sépalas.





575 visualizações0 comentário

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

Conheça nossos produtos