top of page

Mini Bromélias Exótica Rabo de Sereia Tillandsia Ionantha

Mini Bromélias Exótica Rabo de Sereia Tillandsia Ionantha - no vasinho de cerâmica 5cm diâmetro x 4cm de altura - Planta em média 10cm diâmetro x 10 Altura.

Estas plantas têm como uma das suas principais características o facto de terem uma configuração semelhante a uma pequena coroa de ananás.


Grande percentagem de variedades destas plantas apresenta como particularidade o chamado blush effect, ou seja, as folhas do centro da planta ficam rosadas ou avermelhadas antes e durante o período de produção de flores.

Nestas plantas, as flores não são muito vistosas, são apenas uns pequenos tubos que ficam temporariamente de cor violeta, voltando depois a apresentar a cor verde anterior.


Condições de cultivo

As Tillandsia ionantha são plantas originárias da América Central. Nas suas condições de origem, recebe muito sol e pouca chuva, o que significa que serão muito fácil de manter em casa.


São plantas que podem ser mantidas em colónias ou cultivadas separadamente em pés isolados. São plantas simples de propagar uma vez que têm grande facilidade em enraizar em estruturas como troncos e pedaços de cortiças.


Estas são das plantas mais indicadas para quem pretende iniciar uma coleção, uma vez que são muito fáceis de cultivar. Não necessitam de grandes cuidados de manutenção e são ainda muito resistentes e prolíficas.


Curiosidades

Esta é uma das plantas aéreas mais populares. A palavra ionantha deriva do grego, ion, que significa “violeta”, e o substantivo, anthos, que significa “flor”, ou seja, “flor violeta”, uma vez que as suas flores são uns pequenos tubos desta cor.


Cuidados

Luminosidade: Sol pleno, Meia sombra.


Rega: Como são plantas de clima tropical as bromélias gostam de solos mais úmidos, mas isso não significa que você deve encharcar o vaso em que está a planta. Você deve molhar a área ao redor da base das plantas e nunca diretamente a base. O ideal inclusive é acrescentar a água diretamente no tanque ou roseta.


Clima ideal: Tropical, Equatorial.


Podas: Não necessita de podas.


Características

Nomes Populares: Mini-bromélia-tillandsia.


Nome Científico: Tillandsia ionantha.


Família: Bromeliaceae.


Origem: México, América Central.


Crescimento da planta: Até 20 cm.


Quando da Flores? Ocasionalmente.


Folha: As folhas são rígidas, fibrosas, laminares, dispostas em roseta basal. Podem variar de coloração de acordo com a variedade, mas geralmente são verdes recobertas por finos tricomas esbranquiçados; algumas variedades apresentam as folhas mais centrais ou pontas das folhas, avermelhadas.


Flores: As flores são tubulares e violetas.


Frutos: Os frutos são capsulas secas, que liberam muitas sementes aladas.


60 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Conheça nossos produtos

bottom of page