top of page

Manacá de Jardim Cheiro (Brunfelsia uniflora)

É considerado um arbusto, e pode crescer até 3 metros de altura, famoso pelo perfume abundante. Multifuncional, pode ter cultivado isolado ou em grupo, na forma de renques ou cercas-vivas.

O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é uma espécie arbórea da família Solanaceae, nativa e não endêmica do Brasil, também conhecida por manacá-de-jardim. O gênero Brunfelsia abrange várias espécies e algumas variedades.


Pode atingir até três metros de altura e apresenta folhas pequenas que são alimento para as lagartas da borboleta-do-manacá (Methona themisto), que deposita seus ovos somente nesta planta. As lagartas, de cor preta e com listras amarelas, são resistentes às toxinas da planta e possuem uma relação ecológica muito importante e estreita com o manacá-de-cheiro: após a metamorfose, as borboletas irão atuar na polinização das flores, repetindo o ciclo.


Adornos em Jardins

O manacá-de-jardim pode ser cultivado por sementes, estacas ou mudas, sendo que o arbusto pode crescer isolado, em vasos ou em grupo formando cerca-vivas. Ele pode ser cultivado em qualquer época do ano, mas a temporada do final do outono ao começo da primavera são preferenciais devido a condições climáticas;


O manacá-de-cheiro é uma planta que aceita muito bem as podas. O arbusto pode ser limpo após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência. “Essa limpeza consiste na retirada dos galhos secos e folhas amarelas”


É importante que o manacá de jardim seja cultivado em locais mais espaçosos e que permita o seu crescimento.


Cuidados

Luminosidade: Meia sombra, sol pleno.


Rega: As regas em canteiros devem ser diárias durante o período de floração, regulares em época de poucas chuvas e moderada em período chuvosos, em todos os casos, porém, a terra deve ser regularmente drenada. No caso dos vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais).


Clima ideal: Equatorial, subtropical, tropical.


Podas: O manacá de jardim cheiro é uma planta que aceita muito bem as podas. O arbusto pode ser limpo após o outono, quando a plante se prepara para entrar em dormência. ´´Essa limpeza consiste na retirada dos galhos secos e folhas amarelas.


Caraterística

Nomes Populares: Manacá de jardim cheiro.


Nome Científico: Brunfelsia uniflora.


Família: Solanaceae.


Origem: América do sul, Brasil.


Crescimento da planta: De crescimento de velocidade média e pode atingir cerca de 3 metros de altura, com 2 metros de diâmetro da copa arredondada.


Quando da Flores? Setembro/outubro.


Folha: Suas folhas são ovais e lisas.


Flores: Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá de cheiro apresenta um colorido muito especial.


Atrai pássaros? Sim.


Atrai borboletas? Sim.


82 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Conheça nossos produtos

bottom of page