top of page

Estrelítzia, Ave-do-paraíso - Strelitzia Reginae

A estrelítzia é uma planta herbácea muito popular e tradicional. Seu nome científico é uma homenagem à rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa do rei Jorge III, do Reino Unido.

Ela é entouceirada, rizomatosa e apresenta folhas rijas e coriáceas, de coloração verde azulada, muito ornamentais.


As inflorescências da estrelítzia são formadas durante o ano todo, mas principalmente no verão. A espata é o bico, e serve de bainha para as flores que emergem de coloração laranja, com anteras e estigmas azuis, em forma de flecha. Estas inflorescências são muito duráveis e largamente utilizadas como flor-de-corte. Há ainda uma variedade de flores amarelas, a S. reginae var citrina.



Adornos em Jardins

É uma planta muito rústica, sendo adequada para o plantio isolado ou em grupos, como maciços, renques ou bordaduras. Exige pouca manutenção, apenas semestrais para estimular a floração. É indicada para jardins tropicais e para o litoral por tolerar os ventos e a salinidade do solo.

Devem ser cultivadas à pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica, regados regularmente. Tolera geadas fracas e aprecia o clima ameno dos subtropicais. Multiplica-se por sementes, mas principalmente por divisão das touceiras.



Cuidados

Luminosidade: Cultivada a sol pleno ou meia sombra.


Rega: A irrigação também é fundamental e deve ser feita com frequência suficiente para manter-se o solo sempre umedecido, devendo-se evitar encharcamento.


Clima ideal: Oceânico, subtropical, tropical.


Podas: A Ave do Paraíso é uma planta muito rustica, que necessita de poucos cuidados, mas recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes.


Caraterística

Nomes Populares: Ave do Paraiso.


Nome Científico: Strelitzia reginea.

Família: Strelitziaceae.


Origem: África, África do sul.


Crescimento da planta: De crescimento lento, acaule, de 1,2-1,5 metros de altura e muito ornamental.


Quando da Flores? Se florescimento perdura por um longo período do ano, principalmente nos meses de verão.


Folha: Folhas duras, grandes e ovaladas com pecíolos bastante compridos.


Flores: Possui flores alaranjadas, muito duráveis, que se abrem dentro de uma espata em forma de barco, com antera e estigma azuis em forma de flecha.



4 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
meuebookrrosa_do_deserto1.webp

Rosa do Deserto: o guia completo para um cultivo exuberante

Desvende os segredos dessa flor encantadora e aprenda a cultivá-la de forma eficaz e prática. Adquira agora o nosso ebook completo e transforme seu jardim!

Conheça nossos produtos

bottom of page