top of page

Buxinho Bola (Buxus sempervirens)

O buxinho bola é um arbusto muito característico dos jardins clássicos da França. Isso se deve, principalmente, pelas suas folhas muito verdes e sua facilidade de moldar. Além disso, a muda de buxinho bola requer poucos cuidados.

Apesar de alcançarem de 2 a 5 metros de altura, as mudas de buxinho bola possuem um crescimento bastante lento e de fácil observação.

Além disso, os seus galhos crescem mais lentamente ainda. O que, consequentemente, também facilita a observação por parte de quem cultiva para chegar ao tamanho ideal para a poda.

As plantas dessas famílias são arbustos e pequenas árvores, com folhas perenes e inteira. Elas não possuem um crescimento tão rápido assim. Justamente por esse motivo, são bastante utilizadas na ornamentação de entradas e jardins.


Sua rega não precisa ser muito intensa, somente após o plantio, depois de pega basta regar quando a terra estiver seca, uma boa regra é regar dia sim dia não, molhando toda a terra do vaso e não apenas um borrifo superficial.


Adornos de Jardim

O buxinho é uma planta originária de regiões da China e do mediterrâneo e que pode atingir entre 2 e 5 metros de altura. Por ser uma planta ornamental cujo local de origem tem biomas bastante diferentes dos encontrados no Brasil, esse tipo de planta exige alguns cuidados especiais para poder crescer, o que não costuma ser uma preocupação quando lidamos com plantas nativas por estarem naturalmente em seu estado ideal.


O buxinho precisa de bastante luz solar por ser um arbusto denso e com folhas de pigmentação mais escuras que se desenvolvem melhor onde há contato direto com a luz do sol. Quando em ambiente com luz suficiente, as folhas se desenvolvem mais, deixando a planta com uma aparência mais maciça.



Caso seja cultivado onde não há muita incidência de luz o arbusto desenvolve menor quantidade de folhas, deixando o seu tronco mais a mostra com uma aparência "nua". Visto que o buxinho no jardim é usualmente utilizado como planta ornamental, a falta de luz poderá atrapalhar a decoração da área externa e dificilmente você conseguirá moldá-la da forma que deseja.


Cuidados

Luminosidade: Pleno sol.


Rega: Diariamente até pegamento das mudas, depois a planta não é exigente em umidade do solo.


Clima ideal: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.


Podas: Se você for fazer uma cerca viva, um jardim com buxinho e flores ou plantar o buxinho em vaso, é necessário fazer uma poda focada em seu objetivo para que a planta fique com o formato ideal, o que é bastante simples em razão do volume e densidade que o buxinho tem.


Dependendo da forma que você deseja deixar o seu buxinho, a poda deve ser feita com uma certa frequência. A pesar do seu lento metabolismo e demora que leva para ele mudar de forma, podar uma vez por mês pode ser suficiente para deixar da forma desejada, entretanto, não se esqueça que, em razão do lento crescimento do buxinho, você terá que tomar bastante cuidado na hora de podá-lo para evitar erros, já que demorará um bom tempo para que a planta cresça e recupere a folhagem perdida.


Limpezas: Seja causado por falta de luz ou de água ou então por fungos, por vezes a planta buxinho secando é uma realidade que pode causar pânico já que por vezes parece que a planta não tem salvação.


O primeiro passo para resolver planta buxinho secando é remover todas as folhas e galhos que estiverem bastante prejudicados, evitando assim que o problema se alastre, além disso, você precisará procurar por fungos que possam estar causando o dano à planta e utilizar antifúngicos para plantas que sejam capazes de eliminar o problema.


Quando toda a parte danificada for removida, você precisará ficar de olho para conferir se o fungo causador do ressecamento da planta não deixou resquícios, observando se as folhas continuarão saudáveis. Caso o fungo continue se alastrando, o processo de remoção será o mesmo até que a planta não apresente mais sintomas.


Características

Nomes Populares: Buxinho Bola.


Nome Científico: Buxus sempervirens.


Família: Buxaceae.


Origem: Ásia, Europa, Mediterrâneo.


Crescimento da planta: Até 5,00 m.


Frutos: Os frutos do buxo apresentam-se em cápsulas castanhas, ovais e duras, medindo cerca de 1 centímetro de comprimento.


Folha: Folhas inteiras e perenes, frequentemente opostas, sem estípulas.


Flores: As flores são de sexos separados e raramente estão em plantas diferentes, sendo monoclamídeas, com 4 pétalas, 4 estames epissépalos.

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça nossos produtos